Noruega
Um lugar encantador e cheio de mistérios!
A Noruega é um país fantástico, quando se pensa em Europa, com certeza se pensa nas casas e ruas arborizadas deste país gelado. Localizado na Escandinávia, este fascinante país emana cultura e qualidade de vida.
A Noruega é um país caro, com moeda própria, mas, é muito fácil trocar os euros e dólar. A população é composta por pessoas com um nível cultural muito elevado, o que acaba elevando o valor dos serviços. Por exemplo, é raro encontrar um carregador de mala dentro do aeroporto.
O álcool é muito caro e tem regras específicas para venda. Os vinhos, as bebidas destiladas e cervejas fortes só são vendidas na rede Vinmonopolet. O consumo, durante a semana, só pode ser feito até às 20h e no final de semana até às 18h.
Uma dica importante é que, se tiver opção, faça suas compras no supermercado, assim sua economia será significativa.
Um item importante na mala são as roupas de frio. Até a coleção de moda verão conta com cachecóis e mangas compridas. Como lá chove muito, outro item essencial é o guarda-chuva ou a capa de chuva, aliás, lá tem opções chiquérrimas! Em Bergen chove aproximadamente 250 dias no ano.
O vilarejo de Loen, no caminho para Bergen, possui um lago muito bonito, com vistas espetaculares e indescritíveis.
(Vilarejo de Loen)
Outra opção de passagem é Aalesund, a cidade é muito fofa e pode-se ter acesso a pesca e produção do nosso famoso bacalhau e de quebra visitar o aquário. Ela é conhecida como a “Capital do bacalhau”. É uma espécie de Veneza nórdica, com canais e casinhas coloridas. É considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
(Cidade de Aalesund)
Em razão da latitude, no auge do verão, as regiões mais ao norte da Noruega o sol não se põe. O astro chega a tocar o horizonte, com um por do sol avermelhado, para depois subir lentamente, sem que anoiteça. É o famoso sol da meia noite. A cidade ideal para ver isso é Tromso.
(Tromso)
Tromso está situada acima do Circulo Polar Ártico. É uma cidade universitária e dentre suas atrações está a Catedral do Ártico. Aqui dá para ver o sol da meia noite no verão e as famosas auroras boreais, um espetáculo de luzes coloridas que parecem dançar no horizonte. Elas são visíveis no inverno.
(Aurora Boreal)
Noruegueses não têm uma relação forte com pratos nacionais quando vão comer fora. Italiano, asiático, indiano e mexicano dominam os restaurantes em Oslo. A maioria dos noruegueses comem em casa, e você será inteligente se fizer o mesmo. Comer fora é muito caro.
(Costela de Ovelha, prato típico natalino norueguês)
Na Noruega é muito importante a preservação ambiental. O país protege com unhas e dentes suas florestas. E é nas florestas que vivem os trolls. Criaturas originárias da mitologia escandinava, que habitam as remotas áreas das florestas norueguesas.
De acordo com o folclore escandinavo, os trolls são criaturas fedorentas e enormes, cuja descrição se assemelha aos ogros. Segundo a lenda, estes seres possuem hábitos noturnos e seus esconderijos preferidos são as cavernas e as regiões montanhosas. Estes seres são amados pela população e há inúmeras indicações e placas sobre eles.
Há uma formação conhecida como Torghatten, segundo a lenda, um troll chamado Hestmannen estava perseguindo uma jovem, quando percebeu que seria incapaz de captura-la. Neste momento, ele optou por disparar uma flecha para matar a moça, mas, Somna, o rei dos trolls, jogou seu chapéu para bloquear a trajetória da flecha e o a cessório se transformou em uma montanha com um furo no meio.
(Torghatten)
Eles são tão queridos que existe um parque temático dedicado às criaturas, chamado Hunderfossen.
(Parque Hunderfossen)
Sentiu vontade de viajar?! Então oque está esperando?!